A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, começa na próxima segunda-feira (12), no Maranhão. Para a campanha, a gestão estadual estipulou que a distribuição obedecerá ao cronograma de remessas determinado pelo Ministério da Saúde.
A primeira etapa da campanha inclui crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), além de gestantes, indígenas, profissionais da saúde, entre outros. De acordo com o Ministério da Saúde, o cronograma será distribuído em três etapas, de forma escalonada.
Na segunda etapa, do dia 11 de maio até o dia 8 de junho, será a vez de idosos com 60 anos ou mais, bem como dos professores das escolas públicas e privadas.
Na terceira etapa, de 9 de junho a 9 julho, serão vacinados portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiro urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Na Campanha de Vacinação do ano de 2020, o Maranhão recebeu 2.463.000 doses, o que tornou possível alcançar 90% de cobertura vacinal, com o total de 1.752.958 pessoas imunizadas. Com isso, o estado ocupou a 6ª posição no ranking nacional, com a cobertura de 101,01% no total geral de todos os grupos prioritários.
Com informações Central de Notícias