Secretaria de Educação homenageia as mulheres codoenses com palestra especial ao público feminino

A Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação/SEMECTI por meio da Coordenação de Assistência ao Educando da Diretoria de Ensino promoveu nesta segunda-feira (08) uma homenagem especial às mulheres codoenses em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Em razão da Pandemia do novo Coronavirus o evento aconteceu de forma virtual no canal da SEMECTI no Youtube. Confira a íntegra da homenagem no link: https://www.youtube.com/watch?v=edBMDn79Qe0

A abertura do evento contou com presença da Secretária de Educação Raquel Paula que, oportunamente, agradeceu e prestou reconhecimento a todas as colaboradoras da Diretoria de Ensino por meio da Coordenação de Assistência ao Educando da SEMECTI pela articulação para a realização desta palestra.

Em suas palavras, a secretária fez questão de destacar a importância da mulher e de suas lutas seculares enquanto mãe, esposa, profissional, dona de casa, amiga e companheira e concluiu dizendo: “A presença da mulher, enquanto profissional da educação, é de suma importância. Não apenas por ser mulher, mas sensibilidade que nos foi dotada como dádiva de Deus”.

A professora Valdenia Menegon, Doutora em História e com larga atuação no país no campo dos direitos humanos, formação política, gênero, poder, diversidade, corpo, feminicídio e racismo, foi a convidada especial para homenagear as mulheres codoenses, maranhenses e, por que não dizer, brasileiras nesta data tão significativa com a palestra “SER MULHER NA ATUALIDADE: DA DELICADEZA À FORÇA”.

Segundo doutora Valdenia “ainda é um grande desafio falar do ser mulher com suas múltiplas identidades”, onde o dia oito de março é uma representação da permanente luta das mulheres pela melhoria das condições da população brasileira, considerando que as mulheres correspondem a mais da metade da população brasileira. Homenagear as mulheres é olhar a realidade brasileira, ainda que, politicamente, elas não estão presentes igualmente nas posições de comando no país.

A palestra da doutora Valdenia Menegon foi mediada pela Coordenação de Assistência ao Educando representada pelas professoras Maria dos Remédios, Ângela Neres e pela assistente social Keliane Muniz.

Ao final, os sentimentos mais presentes foram os de gratidão e comprometimento com todas as mulheres de todos os espaços e lugares com suas lutas permanentes.

Feliz Oito de Março! Feliz Dia Internacional da Mulher!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.