PF prende suspeitos de sacar benefícios previdenciários de pessoas mortas em Caxias

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (10), a operação ‘Tambaqui’, cujo objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada na obtenção de vantagens ilícitas decorrentes de saques e realizações de empréstimos consignados em benefícios previdenciários de pessoas falecidas. Os mandados de busca e apreensão e de prisão estão sendo cumpridos em Teresina (PI) e  Caxias (MA).

No total, foram expedidos cinco mandados de prisão temporária, dois de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão. Até o momento, seis pessoas foram presas.

“No decorrer das investigações já foram identificados 68 benefícios atrelados à Organização Criminosa, dos quais já se confirmou que em 24 deles o beneficiário é uma pessoa já falecida. O prejuízo efetivo ao INSS, até o momento, é de mais de R$ 772 mil, enquanto que o prejuízo futuro estimado do INSS com o pagamento destes benefícios, com base na expectativa de vida do brasileiro segundo o IBGE, seria superior a R$ 10 milhões.”, disse a PF em nota.

Também foi determinado o bloqueio judicial das contas bancárias dos CPFs de duas pessoas envolvidas nas fraudes identificadas e a suspensão judicial de 31 benefícios com fraudes comprovadas. Os investigados poderão responder pelos crimes de Organização Criminosa, Estelionato Majorado, Falsidade Ideológica e Uso de Documento Falso. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

O nome TAMBAQUI decorre do fato dos investigados, em suas conversas, nomearem os benefícios previdenciários como “Tambaqui”.

Com informações PF

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

Canal WhatsApp

Entre em nosso canal no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O AUTOR:

Comunicador e Jornalista formado pelo Centro Universitário do Maranhão.

DRT – 2083/MA

E-mail: sampaiowellyngton@gmail.com
Contato/ Whatsapp: (99) 98540-7358


Estamos no Instagram

Estamos no Facebook

Divulgue sua marca aqui

Publicidade

 

 

Publicidade