Maranhão está entre os estados que mais registraram aumento de mortes por câncer de próstata

Um levantamento do Observatório de Atenção Primária da Umane, com base em dados do Ministério da Saúde, apontou que o índice de mortalidade por câncer de próstata teve crescimento em 25 estados do Brasil nos últimos 14 anos. A análise considerou a taxa por cada 100 mil habitantes do sexo masculino.

Entre os estados que mais registraram aumento está o Pará (111,3%), o Amapá (97,9%), o Maranhão (82,6%) o Mato Grosso (65,9%) e a Bahia (63,8%). Os estados que registraram menores taxas de crescimento foram o Rio de Janeiro (12,5%), São Paulo (14,8%), Distrito Federal (17,5%) e Rio Grande do Sul (19,2%). Já os estados Mato Grosso do Sul e Acre tiveram redução de casos em 4,5% e 24,5%, respectivamente.

Câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata registra cerca de 65 mil casos e 15 mil óbitos por ano no Brasil. Trata-se de um tumor maligno, que se origina de mutações e consequente multiplicação desordenada de células da próstata, glândula masculina situada na região da pelve, que envolve parte da uretra e produz parte do sêmen. Alguns desses tumores podem ser fatais, crescendo de forma rápida e espalhando-se para outros órgãos, mas a maioria é de evolução lenta.

Na fase inicial, o câncer de próstata é assintomático. Em estágio avançado, os sintomas são dificuldade para urinar, urinar muitas vezes ao dia e a noite, esvaziamento incompleto da bexiga, entre outros. O diagnóstico é geralmente feito por meio de exame de toque retal ou dosagem sérica de PSA (Antígeno prostático específico) e o tratamento pode ser realizado com cirurgia, associado a quimioterapia e/ou radioterapia.

Fonte: Veja

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

Canal WhatsApp

Entre em nosso canal no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O AUTOR:

Comunicador e Jornalista formado pelo Centro Universitário do Maranhão.

DRT – 2083/MA

E-mail: sampaiowellyngton@gmail.com
Contato/ Whatsapp: (99) 98540-7358


Estamos no Instagram

Estamos no Facebook

Divulgue sua marca aqui

Publicidade

 

 

Publicidade