Maio Amarelo: Equatorial Maranhão alerta sobre os riscos de acidentes envolvendo postes da rede elétrica

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. Nesse sentido, a segurança é um dos valores mais importantes para a Equatorial Maranhão, por isso, durante todo o ano, a distribuidora destaca a preocupação com a população maranhense em relação aos acidentes envolvendo quebra de postes. Durante o mês de conscientização sobre segurança no trânsito, a empresa aproveita a temática do Maio Amarelo para sensibilizar seus colaboradores e clientes sobre atitudes perigosas que podem acontecer no dia a dia por falta de atenção no trânsito.

Além do próprio risco à vida, uma das principais consequências da desatenção no trânsito é a colisão em postes de energia elétrica e este tipo de situação vem ocorrendo frequentemente em todo o estado. Esses acidentes acabam comprometendo a vida das pessoas envolvidas no acidente e a população em geral que pode ficar sem o fornecimento da energia.

Número de acidentes com quebra de poste

Segundo um balanço realizado pela Equatorial, somente em 2022 foram contabilizadas 1.590 ocorrências envolvendo postes da rede de energia elétrica em todo o Maranhão. Em 2023, de janeiro a março já foram registrados 376 acidentes em todo o estado, e em 2022, no mesmo período, foram 358. Quando abrimos esses números e olhamos somente a grande ilha (São Luis, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa) vemos que também houve um aumento de 2022 para 2023, pois ano passado foram registradas 51 ocorrências e esse ano foram 86 de janeiro a março.

É necessário estar sempre atento à revisão do veículo e aos cuidados às normas de trânsito e jamais utilizar o celular enquanto dirigir, respeitar a sinalização das vias, ficar atento a velocidade e dirigir de forma defensiva. Dirigir com segurança é um ato coletivo, que preserva a vida de quem conduz e de todos ao redor. A Executiva de Segurança da Equatorial Maranhão, Leiziane Carvalho, destaca que esses acidentes prejudicam muita gente. “Para se ter uma ideia, acidentes com postes da rede elétrica podem afetar centenas de pessoas, a depender da gravidade da colisão, áreas podem ser afetadas com a falta de energia e até que seja finalizado o serviço de reparo dos componentes ou a troca do poste pode levar, em média, de três a quatro horas, dependendo da complexidade da operação, já que geralmente o serviço envolve diversas etapas que garantem a segurança de todos”, enfatiza a Executiva.

Além disso, os custos para fazer a troca de um poste podem ser de R$ 3 mil até R$ 44 mil, dependendo da situação. O custo varia de acordo com as condições da estrutura atingida: qual o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.

Confira algumas dicas de segurança para casos de acidentes com postes da rede elétrica
• Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, a principal orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede.

• Nos casos em que a estrutura do poste caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada do socorro e também das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia com segurança para todos.

• Para que o número de acidentes pare de crescer, o esforço de prevenção deve partir principalmente dos condutores de veículos. Respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de bebida alcóolica e não utilizar o celular ao volante são regras que, quando cumpridas, resguardam a vida do motorista, dos passageiros e da população de modo geral.

Desse modo, a Equatorial Maranhão reforça aos clientes, que é fundamental que todas as ocorrências envolvendo a rede elétrica sejam registradas imediatamente na Central de Atendimento da empresa através do telefone 116 para que uma equipe técnica possa ir até o local realizar os serviços necessários de recomposição da estrutura e restabelecer o fornecimento de energia.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

Canal WhatsApp

Entre em nosso canal no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O AUTOR:

Comunicador e Jornalista formado pelo Centro Universitário do Maranhão.

DRT – 2083/MA

E-mail: sampaiowellyngton@gmail.com
Contato/ Whatsapp: (99) 98540-7358


Estamos no Instagram

Estamos no Facebook

Divulgue sua marca aqui

Publicidade

 

 

Publicidade