A Equatorial Maranhão alerta para os cuidados com segurança elétrica em obras. Aproximidade com a rede elétrica, ligações improvisadas e falta de uso de EPIs são os principais riscos.
A energia elétrica é um bem essencial, mas quando usada de forma inadequada pode gerar acidentes fatais. Na construção civil, a atenção com as normas de segurança deve ser redobrada, pois a proximidade com a rede elétrica ou até mesmo as ligações improvisadas podem causar acidentes.
De acordo com o anuário da Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel), os profissionais do ramo da construção civil, como pedreiros, pintores e ajudantes, são os principais alvos, em especial aqueles que não utilizam EPIs.
A Equatorial Maranhão faz um alerta sobre as principais medidas de segurança para evitar acidentes envolvendo eletricidade em obras:
- Toda e qualquer instalação elétrica deve ser executada e fiscalizada por um profissional capacitado.
- Mantenha uma distância segura da rede elétrica. No momento da construção, os andaimes e demais partes da obra devem obedecer a distância mínima de segurança: 2m da rede elétrica.
- Evite o uso de “gambiarras” ou improvisos.
- Obrigatório por lei o uso dos EPIs.
- Tenha cuidado redobrado com veículos de grande porte.
- Não manuseie objetos próximos à rede elétrica.
- Só utilize materiais certificados pelo Inmetro.
Em casos de acidentes com vítima de choque elétrico, não tente tocar na pessoa que está recebendo a descarga. Desligue o disjuntor para cessar a fonte de eletricidade. Ligue imediatamente para emergência no 192 ou 193 para que a vítima receba os devidos cuidados.